Resposta: No altar do incenso (Lucas 1:8-11).
“E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.”
Resposta: No deserto (Lucas 1:80).
“E o menino crescia e se fortalecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de se manifestar a Israel.”
Resposta: Ouvindo e perguntando, demonstrando sabedoria (Lucas 2:46-47).
“E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e as suas respostas.”
Resposta: Aos soldados (Lucas 3:14).
“E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.”
Resposta: João Batista (Lucas 7:19-20).
“E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou-os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?”
Resposta: O diabo, que tira a Palavra do coração (Lucas 8:5,12).
“O semeador saiu a semear a sua semente, e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram.”
“E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo.”
Resposta: Fugiram e espalharam a notícia (Lucas 8:34-37).
“E os que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram e foram anunciá-lo na cidade e nos campos. Saíram, pois, a ver o que tinha acontecido, e foram ter com Jesus. Acharam então o homem de quem haviam saído os demônios, vestido, em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado.”
Resposta: Sua partida (morte e ressurreição) em Jerusalém (Lucas 9:30-31).
“E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, os quais apareceram com glória, e falavam da sua partida, que ele havia de cumprir em Jerusalém.”
Resposta: João (Lucas 9:49).
“E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.”
Resposta: Porque seus nomes estavam escritos nos céus (Lucas 10:20).
“Mas alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.”
Resposta: Na estrada de Jerusalém para Jericó (Lucas 10:30).
“Jesus, respondendo, disse: Um homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.”
Resposta: “Espírito Santo aos que lho pedirem” (Lucas 11:13).
“Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”
Resposta: Um homem da multidão (Lucas 12:13).
“E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.”
Resposta: 18 anos (Lucas 13:11).
“E estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava encurvada e não podia de modo algum endireitar-se.”
15. O que Jesus recomendou que se fizesse quando fôssemos convidados para um casamento?
Resposta: Sentar-se no último lugar, para ser honrado depois (Lucas 14:8-10).
“Quando por alguém fores convidado para as bodas, não te assentes no primeiro lugar, para que não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu, e, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá lugar a este. Então, com vergonha, tomarás o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai e assenta-te no último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então, terás glória diante dos que estiverem contigo à mesa.”
16. Quem, no livro de Lucas, recebeu a melhor roupa, um anel e sandálias novas do Pai?
Resposta: O filho pródigo (Lucas 15:22).
“Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés.”
17. Quantos irmãos tinha o homem rico na parábola do rico e Lázaro?
Resposta: Cinco irmãos (Lucas 16:28).
“Porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.”
18. Dos dez leprosos curados, qual voltou para agradecer?
Resposta: Um samaritano (Lucas 17:15-16).
“E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.”
19. Que homem batia no peito e orava: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”?
Resposta: O publicano (cobrador de impostos) na parábola (Lucas 18:13).
“O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”
20. Em que cidade morava Zaqueu, o maioral dos publicanos?
Resposta: Jericó (Lucas 19:1-2).
“E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico.”
21. Por que Zaqueu não conseguia ver Jesus?
Resposta: Porque era de pequena estatura (Lucas 19:3).
“E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.”
22. Quem perguntou se o batismo de João era do céu ou dos homens?
Resposta: Os principais sacerdotes e escribas (Lucas 20:1-4).
“E aconteceu que, num daqueles dias, ensinando ele o povo no templo, e anunciando o evangelho, sobrevieram os principais sacerdotes e os escribas com os anciãos, e falaram-lhe, dizendo: Dize-nos, com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem é que te deu esta autoridade? E, respondendo ele, disse-lhes: Eu também vos farei uma pergunta; dizei-me pois: O batismo de João era do céu ou dos homens?”
23. Quais desses Jesus afirmou que sofreriam juízo mais severo?
Resposta: Os escribas (mestres da lei) (Lucas 20:46-47).
“Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas e amam as saudações nas praças, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e os primeiros lugares nas ceias; que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, largas orações. Estes receberão maior condenação.”
24. Com quantas espadas os discípulos estavam no Getsêmani?
Resposta: Duas (Lucas 22:38).
“E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta.”
25. Como Herodes reagiu ao ver Jesus?
Resposta: Ficou contente, esperando ver algum milagre, mas Jesus não respondeu (Lucas 23:8-9).
“E Herodes, quando viu Jesus, alegrou-se muito, porque havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal. E interrogava-o com muitas palavras, mas ele nada lhe respondia.”
26. Por quem Jesus disse que as mulheres deveriam chorar, e não por Ele?
Resposta: Por si mesmas e por seus filhos (Lucas 23:28).
“Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas e por vossos filhos.”
27. Em que hora Jesus morreu?
Resposta: Por volta da hora nona (3h da tarde) (Lucas 23:44-46).
“E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol. E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.”
28. Quem era o discípulo que caminhava com Jesus para Emaús?
Resposta: Cleopas (Lucas 24:18).
“E, respondendo um, cujo nome era Cleopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?”
(O outro discípulo não é nomeado no texto.)